COMPARTILHE ESTE POST

Durante os anos em que trabalhei no hospital geral não era incomum ser questionada pelos pacientes hospitalizados (os quais, até aquele momento da internação, nunca haviam conversado com um psicólogo) sobre a finalidade ou eficácia de um tratamento psicológico, uma vez que o psicólogo não iria modificar os acontecimentos de sua história de vida, ou não iria “apagar” as vivências dolorosas de seu passado. Eu sempre os convidava a refletir sobre o enunciado de Sartre: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”. Uma reflexão que nos convida a um reposicionamento frente a nossa história, o abandono de uma posição passiva em busca de um protagonismo. 

Entendo que a psicoterapia consiste nesse convite, para revisitarmos nossa história de vida (a qual nos constitui através das inúmeras identificações com as figuras significativas que a compõe) e nos oferece maiores condições de ressignificá-la.

Pode ser pensada como uma viagem para um destino desconhecido, na qual visitamos não apenas “lugares” bonitos ou agradáveis, mas descortinamos todo tipo de paisagens, nos confrontamos com conteúdos dolorosos sobre nossa história e sobre nós mesmos, colocando em cheque a imagem idealizada que até então, mantínhamos a nosso respeito.

Em função da intensidade dessa experiência, é natural muitas vezes experimentarmos o desejo de parar, de retornar, de voltar a nossa atenção para fora, para o mundo, onde apenas responsabilizamos os outros por nossa infelicidade e nada exigimos de nós.

Se nos entregamos corajosamente ao processo de mudança, temos que enfrentar a dor da perda de crenças ultrapassadas, de costumes destrutivos, mas que eram nossos velhos conhecidos. Pode ser uma tarefa complexa e desafiadora, mas as descobertas que a psicoterapia e/ou, um processo de análise podem proporcionar são capazes de realizar transformações profundas e duradouras naqueles que estão dispostos a enfrentá-las.

VEJA MAIS REFLEXÕES

CONTATO

(11) 9 9521-0449

li_alexandre@yahoo.com.br

RUA CORONEL ABILIO SOARES 261 | SALA 32 CENTRO | SANTO ANDRÉ​

RUA CORONEL ABILIO SOARES 261
SALA 32 | CENTRO | SANTO ANDRÉ​

Alice Santana Psicóloga | 2025
By Ideiaria